> Ótima pergunta. Eu mesmo passo por este dilema constantemente.
>
> Muitos clientes simplesmente *não* podem pagar pela manutenção
> de jeito nenhum (para não gerar vínculo, por exemplo), nestes casos
> o negócio é cobrar por hora (R$ 40, R$ 50, R$ 60... depende).
>
> No caso de manutenção mensal, eu costumo cobrar um valor mensal no
> 1o ano (Ex: 2 SM por um máximo de x horas), e diminuir a partir do
> 2o ano.
>
> Mas varia muito. Opiniões dos colegas te ajudariam (e a mim tb).
>
> Saudações,
> Eduardo Paci Galvão
> [...]

Mas Eduardo,

O que vc alega para oferecer a manutenção mensal ??? Essa seria a
minha duvida.

Por ex.: Vc me oferece essa manutenção mensal de 2 SM por 10 horas
por mes. Ai eu ti pergunto. O que vc vai fazer para "merecer" esses 2
SM ??? Qualquer tipo de alteração no sistema desde que não estrapole
o limite de horas ? Seria mais ou menos isso que eu queria saber.

O que vc's usam para justificar uma manutenção mensal!!!

Responder a