Olá Jefferson.

Eu trabalho com versão no banco de dados.

Quando crio o banco inicial é a versão 1, por exemplo. E crio um módulo do
sistema que sempre verifica na entrada qual a versão que está lá e testa se
é a última. Quando altero a versão, altero esse módulo com os comandos SQL
da nova versão. Mais ou menos assim:

If versaobanco < versaoatual then

  begin

     If versaobanco = 1 then

         Begin

             ...comandos SQL da versão 2

             ...atualiza versaobanco para 2

         End;

      If versaobanco = 2 then

         Begin

             ...comandos SQL da versão 3

             ...atualiza versaobanco para 3

          End;

    End;

Assim, mesmo que você esteja na versão 5 e insira uma base na versão 1 o
sistema vai executar todos os comandos SQL necessários pra criar todas as
opções de versões até a 5.

Mais ou menos isso... :)

Abraço

Claudiney Cogo

N2 Sistemas e Soluções em Informática

Av. São Paulo, 172 - 15º Andar - Sala 1505

Maringá - Paraná

www.n2solutions.com.br