Jefferson,

Minha aplicação faz a atualização do banco de dados de forma automática,
todo script SQL que preciso executar para criar campo, relacionar, excluir
tabela é feito através do meu servidor (aplicação servidor).

Quando vou atualizar um cliente por exemplo, sigo esses procedimentos;
 - Backup do Db do Cliente;
 - Bloqueio o uso (através de um paramento no meu lançador.ini), assim, no
meio da minha atualização, nenhum cliente irá baixar o exe novo e usar o
sistema enquanto nao estiver tudo ok;
 - Rodo meu instalar no servidor (onde está o banco e todos os exe);
 - Rodo meu executável com parâmetro no servidor, ele irá rodar os scripts
SQL, atualizando o banco (em caso de erro, ele gera uma mensagem (arquivo de
log);
- Feita a atualização, faço um backup e restore para ter certeza q o banco
está em ordem, volto o parâmetro do meu lançador (assim, qualquer um que
vier a abrir o sistema, o lançador irá baixar a nova versão do sistema);

É assim, e tem funcionado muito bem, pra automatizar ainda mais o processo,
você pode fazer com que o lançador baixe do ftp...

Em 06/06/07, Jefferson - Fórum <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   Usando atualizadores desse maneira, como vocês tratam situação que
> precisa alterar alguma tabela, procedure, índice, etc., relacionados ao
> banco de dados SQL?
> Como saber por exemplo, se o campo de uma tabela já existe, ou se o mesmo
> está com o tamanho ou tipo pretendido?
>
> Jefferson

Atenciosamente,

Bruno Sanson