Olá *Ricardo, *
* *
 Recomendo você usar o MySQL 5.0, use somente tabelas InnoDB, elas te dão
uma baita segurança e suporte a transação/integridade referencial e mais um
monte de coisa.

 Para componentes de acesso FREE, recomento o Zeos 6.5 mesmo.
 Para componentes pagos recomento o MyDac 5, www.crlab.com

eu trabalho com MySQL ha bastante tempo e tenho uma grande experiência com o
mesmo, qualquer coisa estou à disposição.