Agora você pode me explicar por que você não usa esta mesmo variavel
"vItpValTotIte" para fazer o calculo seguinte ?

Isso que eu não entendi, qual é o problema ?

Se você já faz um calculo no ITEM, agora você quer junto com este
resultado fazer um novo calculo para um novo campo calculado, então o
que esta acontecendo de errado ?

Eduardo
Ps: C é uma linguagem que uso até hoje, principalmente para algoritmos
mais pesados.