   _____

De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Fernando Nappe
Enviada em: quinta-feira, 26 de julho de 2007 11:38
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Quero usar Indice do SQL Server 2000 - HELP !!!

E aí Flávio, blz?

Eu poria um ADOQuery com a seguinte SQL:

select count(*) as registros from <sua_tabela> where ID = :id

Em seguida, a executaria assim que o usuário digitasse o ID e, se o valor
retornado for 0, beleza, aquele ID ainda não foi usado.

Abraço e QQ dúvida posta aí.

Fernando Nappe

Em 26/07/07, Flavio <HYPERLINK
"mailto:fqs21%40yahoo.com.br"[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá pessoal, boa noite...
>
> Minha questão é a seguinte: tenho uma tabela 'Cliente' no banco de dados
> Sql Server 2000 que acesso por um sistema feito em Delphi 7. A Chave
> primária da tabela é 'id'. Quando vou inserir um novo registro,
logicamente,
> esse id tem que ser único.
> A dúvida é: Como faço para verificar se aquele id inserido pelo user ainda
> não consta na tabela ?
> Consigo fazer isso pelo velho método do Table.Next()-; // verificação por
> varredura.
> [...]

Fernando Nappe
Analistas de Sistemas
HYPERLINK "http://nappe.blogspot.com"http://nappe.-blogspot.-com