Bom meu Caro amigo,

Vamos por partes...

Eu concordo com vc na questão do DataModule.... eu se fosse vc colocaria o
Database no Form Principal de sua aplicação e controlaria as transações nos
forms....

Em segundo lugar, com relação aos componentes... eu programo em Delphi a 6
anos... e sempre utilizei um client Dataset... além de ser um componente
nativo do delphi eu consigo fazer tudo por ele... desde as funções de uma
query comum até as de uma table... ou seja é um componente poderoso e
eficaz...

Com questão aos exemplos de backup e restore... vc vai ter q usar um
componente de terceiros pra fazer isso... eu utilizo o ZIPFORGE. é muito
bom... se vc quiser eu te mando o componente e as telas q eu fiz de bkp e
restore pra vc dar uma olhada...

--
Cordialmente,

Markos Suni