hi!

usa o componente  FileListBox  deixa invisivel no form.
para ver se existe arquivo use fileexists()
  ----- Original Message -----
  From: Rodrigo de Moura
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Friday, August 03, 2007 9:53 AM
  Subject: [delphi-br] Comando VB similar no Delphi.

  Bom dia Pessoal,

  Existe na Delphi Language um comando similar ao Dir$ do VB?

  Estou convertendo um sistema em VB para Delphi e me deparei com esse
  comando.

  Segundo o que pesquisei na net, Dir$ retorna o exato nome do arquivo, se
  existir,

  ou um nulo, se não existir. E mesmo passando o nome parcial do arquivo ele
  retorna o nome exato do mesmo.

  abaixo segue um trecho do código:

  s = Dir$(UserId & "\" & "PED*.Txt")

  Essa linha retorna com base no nome parcial ("PED*.Txt") o nome completo
  (PED20070308_158795.txt).

  Inclusive, se houver mais de um arquivo PED*.Txt no diretório ele pega por
  meio de um laço os arquivos e joga num array, assim:

  While Not oIsEmpty(s)

  ArrayAdd v, s

  s = Dir$ (aqui joga em s o nome completo do próximo arquivo, se houver)

  Wend

  Sei que posso fazer do jeito tradicional que seria colocar um opendialog e
  por meio dele pegar

  o(s) arquivo(s) um a um, mas devido grande número de arquivos o modo
  descrito acima é a melhor

  forma pois os usuários clicam no botão uma vez e importa todos os arquivos
  que houverem no diretório.

  É isso ae, qualquer ajuda será bem vinda!!

  Rodrigo de Moura