Estou com o Davi. Faça um Select Count que, inclusive, é mais rápido.
Em relação ao ClientDataSet tem um mini-curso sobre ele de 20 partes
falando sobre tudo a respeito do componente.
O mini-curso é do Guinther Pauli no site da Devmedia, se for assinante
ou tiver a senha de acesso ao portal deste mês (basta comprar a edição
do mês) você poderá baixar todo o curso. Muito bom sem dúvida nenhuma.

A primeira aula está aqui:
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=5439

O índice completo para todas as aulas do portal você encontra em:
http://www.devmedia.com.br/listagemcomponentes.aspx?site=3&tipo=2

--
Adriano Santos
Desenvolvedor Delphi desde 1998. Professor e programador PHP.

Colunista e Comissão Editorial da revista ClubeDelphi.
http://www.delphitodelphi.blogspot.com

Davi Eduardo Borges Wall respondeu: