Estou usando o zeus 6 com o firebird...gosto muito deste

acho bem facil de trabalhar com as trigger do db!!!

  ----- Original Message -----
  From: Davi Eduardo Borges Wall
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, September 13, 2007 1:40 PM
  Subject: RES: [delphi-br] Duvidas com FDB

  Cara, não achei a sua solução a mais adequada.

  Por que você sem colocaro dataset em edição, permite que o usuário digite o
CPF e então efetue uma busca no banco

  Se achar traga o registro e coloque em edição, se não achar coloqueo em
inserção.

  Eu faria desta maneira.

  Mas respondendo a tua pergunta, teoricamente vc poderia fazer uma consulta
enquanto está inserindo. Depende qual tecnologia vc está usando.

  E depende também qual banco vc for usar, por problemas de lock.

  []'s