Alguem poderia me dar uma força?

Estou discutindo com um amigo o desenvolvimento de um software para um
mercadinho. Ele esta adquirindo um leitor de código de barras porem foi
informado que o modelo CCD não lê código de barra em curva. Pelo que eu saíba o
único problema do CCD e o alcance. Isto é valido?

Já programei utilizando leitores de código de barras CCD ligados no teclado
para lerem fichas de producao, (achei muito pratico não precisa de driver não
precisa configurar nada no micro), nunca usei o serial. Existe alguma diferença
na instalação, programação etc?

Elcio Domingos Ramos