Wellington,

Faz tempo que não trabalho com Paradox, mas tinha um artigo da Borland
que falava sobre como consertar isso. Não encontrei mais ele, mas dá uma
olhada nos links abaixo. Pelo que lembro, vc tem que criar pastas
chamadas NET e PRIV e setá-las na sessão da aplicação (Session.NetDir e
Session.PrivDir ou PrivateDir), antes de ativar a conexão. Se estiver
trabalhando em rede, a pasta NET deve ser apontada por todas as estações
da rede. Isso deve ser configurado no BDE. Importante também setar o
LOCAL_SHARE para True. Quando dava problema, apagávamos os arquivos .LCK
do Paradox.
Se não me engano era mais ou menos isso que fazíamos para evitar estes
erros.

http://www.delphi3000.com/articles/article_536.asp?SK=
http://www.webservertalk.com/archive222-2005-9-1190542.html
http://www.gatago.org/borland/public/bde/60785833.html