bom .. faz um tempo que não trabalho co a paleta do IB, mas seu problma
parece ser com transações.
ao que me parece, seu problema é que vc ta deixando o componente tratar a
transação por ele mesmo.
tenta fazer o seguinte. apos vc gravar o registro, dá um commit na transação
e depois tenta imprimir

abs
Daniel A. Bastos