Delphianos, boa tarde!

Sou iniciante, estou caçando (é... caçando!) material sobre Delphi+FireBird
na Net.
Caso tenham referências, por favor, podem enviar para mim...

Então, sei que são "mil", os meios de estabelecer conexão com bancos de
dados,
usando o FireBird, a exemplo... mas me compliquei um pouco na hora da
manipulação
de dados deste, usando o Delphi 7 e seus componentes...

A conexão está sendo feita com o SQLConnection (dbExpress), driver UIB
FireBird15.

Manipular dados:

Usando o "trio", que está funcionando perfeitamente:
SQLDataSet (dbExpress)
DataSetProvider (dbExpress)
ClientDataSet (Data Access)

Agora, onde mora a dúvida, soube que também tem como manipular os dados do
banco, sem usar esse trio, fazendo de forma mais direta, através de comandos
SQL...
acho que é usando uma Query... Alguém pode explicar??

--
Marcus Vinícius Moreira