Bem, li toda a conversação gerada pelo meu comentário. Então lá vai a
explicação:
Em primeiro lugar estamos falando de Pascal. Em C (e suas variações), PHP,
entre outras linguagens, o break é um comando obrigatório para algumas
estruturas. Não é o caso do Pascal. Como disse, o professor era da matéria de
Estruturas de Programação, e na época (e faz tempo) a ferramenta usada para
exemplificar era o Turbo Pascal 5.5 (eita nóis). Então, uma estrutura bem feita
e o seu devido uso - while, for, repeat - era extremamente relevante para a
nota da matéria. O break usado dentro de um "for" demostra que não deveria ser
usado um "for", e sim um while ou repeat (dependendo do caso). Um break usado
dentro de um while ... bem aí deve ser avaliado o código, pois apenas o if/else
que foi usado para o chamar o break já resolveria o caso juntamente com a
condição do while, sem a necessidade do break.
Sinceramente, eu agradeço pelo professor que tive, pois aprendi bem a
utilização do while/for/repeat em seus específicos casos. Além disso o programa
fica bem mais legível, como o Vitor já comentou.
Sobre o GOTO, esse sim é uma aberração :) Lembro que minha primeira experiência
com alguma linguagem de programação foi com o MSX (Expert da Gradiente), nele
usava o Basic, e o GOTO comia solto, já que era a única estrutura de loop
naquela liguagem. Daí, quando entrei para o colégio técnico conheci o Turbo
Pascal 3 ... de primeira tentei fazer um programa, e lendo um guia rápido achei
o GOTO e disse: "estou em casa!". Graças a Deus descobri logo depois que
existia procedure e function (hehehehe)

Abraços a todos!

Alessandro DUARTE de Moraes
A.C. Santa Casa do Rio Grande.