Eu estive no mesmo barco. Desenvolvi uma aplicação pequena que usava
arquivos XML para a persistência dos dados. Criei uma classe genérica
e classes derivadas que acessavam o arquivo.
Mas, a evolução da complexidade do sistema me fez mudar o paradigma.
Coloquei firebird embarcado acessado por MDO e agora ficou bem mais
fácil dar manutenção. O aplicativo ficou maior (400kB), mas está bem
mais fácil adicionar recursos (coisa que o cliente vem fazendo a cada
semana, eheh).

--
Timeo hominem unius libri
Cogito ergo sum - Carpe diem