Rubem,

Um banco de dados é um amontoado de tabelas, ou dependendo do sistema
gerenciador, um amontoado de schemas. DBF não é considerado banco de
dados não por sua falta de recursos, mas porque DBF representa uma única
tabela. Um conjunto de arquivos DBF pode ser considerado um banco de
dados porque compõe um conjunto de informações distribuido de forma
(supostamente) organizada. Só não pode ganhar o sufixo 'decente'. ;)

Os pontos que você destacou são recursos desejáveis, e a sua falta não
faz com que um amontoado de tabelas deixe de se chamar banco de dados.
Base de dados e banco de dados são sinônimos quando refere-se à
informação. No entanto banco de dados pode referir-se ao engine também,
o que torna o uso da expressão base de dados menos ambigua.

Tomar a expressão banco (ou base) de dados ao pé da letra é algo que não
tem muito cabimento nos dias de hoje, exceto dizer que é informação
organizada. Um banco (engine) Oracle trata uma base de dados como um
conjunto de schemas, opcionalmente divididos em table spaces, cada
usuário tem seu schema que confunde-se com o que é o banco (base) de
dados para o Firebird, por exemplo. No PostgreSQL você pode rodar várias
instâncias do engine e escutar portas distintas, e cada instância
trabalha com o que ele chama de cluster. Cada cluster é o que, para o
Oracle, é a base de dados, e assim como ele possui schemas, e estes
possuem tabelas, e etc. A forma que isto é gravado em disco é o de
menos, o importante é que o engine entenda.

Uma coisa que faltou colocar foi a parte mais relevante da pergunta do
Joel, eu também não vi pergunta para a resposta que foi dada. Conteúdo é
muito útil e muito bem vindo em uma lista de discussão, e igualmente a
objetividade, foco, companheirismo, aquele pensamento de que há alguns
anos no passado também nos fazíamos as mesmas perguntas.

Itasouza,

Só um complemento a resposta do Apoio: você pode usar TTable se não
tiver acesso concorrente (DBF e TTable foram feitos um para o outro), se
tiver concorrência esquece o TTable, vai pelo TQuery e pega umas
apostilas de algum banco relacional (Firebird, PgSQL, My, etc) para
estudar um pouco de SQL.

--
Joao Morais