Já postei isto aqui uma vez, mas vamolá!

Incompatibilidades entre o Delphi e o Sitema Operacional:

Delphi 1 - Comprovadamente compativel até com o Windows 2003 (Apesar de ser
pobre nos recursos)

Delphi 2 - Não funciona no Windows 3.11 a menos que você instale a suite de
compatibilidade Win32 para Windows 3.11 (mas isto na minha opinião é o
cúmulo da gambiarra)

Delphi 3 - Não funciona no Windows 3.11. Fora disto, é compatível com todos
(inclusive com o 2003)

Delphi 4 - Não funciona no Windows 3.11. Quando é aplicado os Service packs
dele, passa a ser incompatível com o Windows 95 primeira edição e com o NT
4.0. Para reaver a compatibilidade, o usuário tem que instalar o Update pack
1 no W95, o Internet Explorer 4 e o pacote Winsock2. No NT4, é requerido o
Service pack 3 e o Internet Explorer 4. Caso contrario esqueça. Os projetos
compilados nele, exigem as mesmas adaptações no SO destino. No caso do
Windows 95 primeira edição, é obrigatória a instalação do pacote DCOM95 e do
Midas

Delphi 5 - Não funciona no Windows 3.11 e nem no Windows 95 primeira edição
e no NT4. Para ser portável ao W95 e ao NT 4, é necessário os mesmos
procedimentos do Delphi 4. Também, a partir desta versão, já exige o MDAC
instalado na máquina.

Delphi 6 - Não funciona no Windows 3.11 e nem no Windows 95 primeira e
segunda edição (OSR2) e no NT4. Para ser portável ao W95 e ao NT 4, é
necessário, além dos mesmos procedimentos do Delphi 4, instalar o IE 5 (no
mínimo).  Para ser portável ao OSR2, são requeridos ainda alguns ajustes na
memória virtual. No Windows 98 também é recomendável instalar o IE5 pra
deixá-lo mais estável. Na verdade no Windows 95 ele funciona com performance
muito abaixo do esperado e dá pau demais.

Delphi 7 - Idem Delphi 6 e para Windows 95 só é recomendavel usar o W95 OSR3
(com suporte a USB) e instalar o IE5. Recomendável mesmo ser usado em
Windows a partir do 2000  (Ressalvas para o Windows vista), os anteriores
ele funciona muito precáriamente sendo muito pouco produtivo.

Delphi 8 - Somente recomendável para SO´s a partir do Windows 2000
(Ressalvas para o Windows vista). Não roda no Windows 95 nem por reza brava,
além de exigir muita coisa que o W95 não tem e em alguns casos não suporta,
como o dotNET por exemplo.

Delphi 2005 - Idem Delphi 8. Recomendável para computadores com memória de
sobra e processadores acima de 1Ghz (no mínimo). Abaixo disto vira uma
carroça. Nenhum ser vivo, que viva em qualquer planeta neste infinito
universo, teria insanidade mental suficiente para tentar instalar ele num
Windows 95 ou um 98 da vida, a não ser que o camarada sofra de alguma crise
de masoquismo agudo ou quer fazer humor negro com o Delphi...

Delphi 2006 - Idem Delphi 8 mas já é possível usá-lo no Vista. Devido as
melhorias em seu gerenciador de memória, ele ficou mais viável para
computadores menos envenenados. Podemos dizer algo em torno de processadores
acima de 700-900Mhz (no mínimo) com 512 de Ram. Abaixo disto nem queira ser
teimoso ou achar que Papai Noel existe. Quanto a sistemas operacionais testados
nele, até aonde sabemos são do XP ou do 2000 pra frente. Do Millenium pra baixo
é uma incógnita. Alguém se arrisca?????

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento
Telemont Engenharia de telecomunicações
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]