Marcos, boa tarde.

O problema com as datas é que o usuário pode burlar o sistema modificando a
data do windows ou o computador dele pode estar com a bateria no fim, errando
feio na contagem de datas. Você já pensou em alguma maneira de contornar essa
situação? Se sim, então comparar as datas e calcular o período pode ser uma
solução.

Outra solução seria acesso à internet de tempos em tempos. Se o usuário tem
acesso à internet, o sistema pode verificar a data no servidor (no caso, a
empresa que desenvolveu o software, ou seja: a sua). Dessa maneira você poderia
confiar um pouco mais no cálculo entre datas.

Se você prefere não trabalhar com datas (eu não sou muito chegado...), pode
trabalhar com a quantidade de vezes que o usuário fez acesso ao sistema,
criando contadores de execução. A partir de X execuções o sistema pede uma nova
chave de acesso que é liberada mediante pagamento. O interessante desse sistema
é que o próprio programa pode calcular a média de vezes que o sistema é
executado por dia e, assim, determinar o tempo de pedir nova chave.

Pense também no fato de que o usuário pode fazer um backup do banco de dados e
reinstalar o sistema depois do período de liberação, restaurando o backup e
usando o sistema livremente. Trabalhe bastante com o registro do windows.

Por falar em registro, o windows tem um contador de tempo de execução do
sistema que pode servir para cálculo de datas quando a bateria (ou o usuário)
impedem de que a data seja atualizada corretamente.

Existem algumas soluções. Dessas idéias, veja qual melhor se encaixa com a sua
realidade, ou faça uma salada e use todas elas ^^

Abraços.

Leonardo Cruz Costa
Analista de Sistemas / RH
Prefeitura Municipal de Quissamã