Para uma empresa que trabalhei, o soft tb era alugado, e coube a mim fazer o
sistema de segurança.
Buenos, aqui vai a sequência de passos que adotei:

1) Defini uma chave no registro do Windows, que é criada na instalação do
software e uso o NOME DA EMPRESA (onde as letras são codificadas para gerar um
"grande" número) + DATA DE INSTALAÇÃO + SERIAL DO HD LOCAL para criar a chave
de instalação.
2) Com essa chave de instalação o cliente solicita uma chave de uso, que é
fornecida pelo suporte (empresa dona do software). A partir desse momento tb
gravo no registro a última chave de uso (que será fornecida mensalmente junto
com a NF de cobrança), a última data e hora de utilização do sistema (essa é
gravada ao entrar e ao sair do programa).
3) Cada chave de uso, contém no seu código criptografado a data até quando o
sistema irá funcionar - sugiro 30 dias + 10 dias para casos de problemas de
compensação do pagamento do boleto ...

Nem preciso dizer que tudo isso é criptografado né ...
Esse método funciona até hoje muito bem, e até onde sei nunca descobriu-se caso
de pirataria.

Alessandro DUARTE de Moraes
A.C. Santa Casa do Rio Grande.
http://www.santacasarg.com.br