Boa tarde pessoal!

Estou mudando o meu software para poder trabalhar como cliente/servidor, mas
estou com algumas dúvidas...
Gostaria de saber qual seria a melhor opção para trabalhar dessa forma e se
vcs me aconselham o uso de multicamadas (3 camadas) e se a forma de
trabalhar com multicamadas é recomendável para grandes softwares e grandes
bancos de dados. (Gostaria de ter uma visão melhor pq pode haver essa
possibilidade de se desenvolver um programa muito complexo e com um banco de
dados muito grande para alguma empresa futuramente e já gostaria de começar
com uma estrutura confiável!)

Muito obrigado!