Olá Felipe, na sua Query Consulta vamos supor que vc tem o seguinte SQL

Select
 Nome
From
 Clientes
Where
 Cd_Cliente = :Cliente

ai no código para abrir essa query vc usa assim:

with QryConsulta do begin
 Close;
 ParamByName( 'Cliente' ).AsInteger := 150;
 Open;
end;

o valor passador para o parâmetro vai ser usado no Where, realmente eu nao
entendi quando vc disse
 "os campos de parambyname ficam com o sinal "?" "

explica melhor isso ai pra gente.

Em 29/01/08, Felipe Nunes <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   Ola pessoal, estou com um probleminha aqui que parece ser meio
> complicado
>
> eu tenho um qryConsulta; TQuery;
>
> na SQL dela eu crio os paramêtros :Cliente, :Data_Inicial ....etc
>
> mas qndo eu faço passo a passo
> qryConsulta.ParamByName('CLIENTE').AsInteger := valor
>

> a variavel valor esta correta, e qndo do o open na QryConsulta...os campos
> de parambyname ficam com o sinal "?"
>
> alguem sabe porque acontece isso....
>
> Obrigado
>
> Atenciosamente,

> [...]