Salve...

Eu fazia assim...
No onchange do edit passe como parametro para a sua query o que estiver no
TEdit;
Exemplo

OnChange

SqlPesquisaCliente.Close;
SqlPesquisaCliente.ParamByName('RAZAO').AsString;
SqlPesquisaCliente.Open;

E lembrando que.... Seu SQL tem que estar com o Like
Select * from Cliente
Where RAZAO Like 'A%'

Se quiser melhorar coloque um TTimer e pesquise a cada 500 milisec...
Quando ocara digita habilite o timer e quando entrar no Timer desabilite
novamente

Espero ter ajudado..

Marcos Bernardo