 ----- Mensagem original ----
 De: Claudiney Cogo <[EMAIL PROTECTED]>
 Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
 Enviadas: Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2008 9:25:52
 Assunto: Re: [delphi-br] Como montar uma pesquisa por aproximação

 Olá Angelo.

 É tranquilo... Já que você tá usando o IBQuery é melhor trabalhar direto com o
SQL que passa pra ele.
 Na entrada do form você, se preferir, carrega tudo.. (cuidado com tabelas
muito grandes).. usando um comando como esse:

 IBQryTabela. SQL.Clear;
 IBQryTabela. Sql.Add(' Select * from SuaTabela');
 IBQryTabela. Active := True;

 Depois no evento CHANGE do edit você altera o comando incluindo a opção like:

 IBQryTabela. SQL.Clear;
 IBQryTabela. Sql.Add(' Select * from SuaTabela where CampoTabela like ' +
 QuotedStr(Edit1. Text + '%') +
 ' order by CampoTabela' );
 IBQryTabela. Active := True;

 Isso supondo que você esteja fazendo a pesquisa por um campo string, como nome
ou descrição.
 Aqui o comando procura o que você digita no início do campo. Caso queira
procurar em qualquer posição coloque um % antes do Edit1.Text também

[...]

 Porém, tome um certo cuidado com bases muito grandes. Esse tipo de consulta
pode causar um pouco de perda de performance. Nesse caso é melhor não abrir a
tabela toda na entrada e digitar tudo o que deseja buscar primeiro, para depois
fazer a busca e selecionar só o que interessa. Isso reduz muito o tamanho do
dataset que será retornado.

 Espero que seja isso.

 Abraço.

 Claudiney Cogo
 N2 Sistemas e Soluções em Informática
 Av. São Paulo, 172 - 15º Andar - Sala 1505
 Maringá - Paraná
 www.n2solutions. com.br
 www.studion2. com.br