Já mudou as variaveis memoria (Configuration/System/INIT)???

Tive uns problemas aqui e tive que mudar MAXBUFSIZE, SHAREDMENSIZE,
MAXFILEHANDLES, estas porcarias interferem.

Mas pense seriamente em abandonar o BDE.

Já tivemos muitos problemas com alguns processos aqui na empresa pq a
bendita RM ainda usa o BDE, e o Oracle é meio enjoado dependendo o que vc
vai fazer.