Amigos, também tenho dados em um arquivo texto que preciso guardalas em BD.
O arquivo "PODE" variar de  1000 a 10.000 linhas ou mais. Cada linha contem
1500 caracteres. Tenho duas formas de fazê-lo:

 1 - Guardar todo o conteudo do arquivo em um campo DBText (Memo) do BD e
depois manipulá-lo quando necessario. chegando até 15.000.000 caracteres por
registro.

OU

  2 - Guardar linha a linha tambem em um campo DBText do BD. Sendo este formato
bem mais facil de manipulá-lo quando necessito. Chegando a 1.500 caracteres por
registro.

  Deixo claro que as formas de fazê-lo eu não tenho dificuldades.
  A DÚVIDA em relação a segunda forma, apesar de ocupar espaço menor por campo,
estarei  usando bem mais registros; Se será usado mais ESPAÇO do meu BD?
  Uso Delphi7 com Firebird 1.5.

Obrigado.

Célio.

 Célio Bernardo de Lima