Vamos por partes Davi.

Toda tabela tem um dono que é o usuário que cria a tabela.
Este usuário pode dar GRANTs a outros usuários para as suas tabelas.

Existem usuários que podem criar tabelas (GRANT RESOURCE) e outros que
só tem acesso a se logar (GRANT CONNECT).

O que se chama de SCHEMA é o conjunto de tabelas que pertencem a um
determinado usuário.

Existem duas formas principais de desenvolver aplicações com Oracle.
Ou vc cria um único usuário, se loga apenas com ele ou vc terá vários
usuários mas apenas um deles será o "dono" das tabelas e a cada novo
usuário, vc tem que dar permissão para que ele manipule as tabelas do
sistema dono das tabelas.

A primeira opção é mais usada em sistemas WEB onde o número de
usuários é muito dinâmico e a segunda é mais tradicional e utilizada
pelos ERPs da Oracle, etc.

Dê uma olhada na documentação online do Oracle que lá é tudo muito bem
explicado.

Boa Sorte,
Josir

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Davi Eduardo Borges Wall"