Fui confirmar e realmente ví que estava errado sobre os métodos privados :)

mas o que mais me intrigou, que fui dar uma olhada no help do delphi pra
confirmar isso, e acabei me deparando com mais uma dúvida pra agregar na
discussão :)

o que é a sessão "Automated" ???

Retirado do help do delphi 7:

Automation object method calls are bound at runtime and require no previous
method declarations. The validity of these calls is not checked at compile
time.

Não sabia que existia este. Alguem já usou isso?

--
Abs
Daniel A. Bastos