Olá Evaldo, como vai?

Por curiosidade fui fuçar numa edição em PDF do "The Firebird Book" de Helen
Borrie pois não fazia idéia que o FB suportava arrays. E me surpreendi ao ver
que suporta.

Quanto aos seus questionamentos:

* É seguro trabalhar com arrays?
Até onde pude ver é seguro sim. Mas não parece ser algo tão comum de ser
aplicado.

* Por que é tão pouco utilizado?
Não sei, mas talvez seja por conta de desconhecimento ou de não ser tão simples
ou usual ter esse recurso. E pelo que li, há algumas limitações com instruções
UPDATE e INSERT.

* Quais componentes do Delphi o suportam?
Acredito que os mesmos que vc já usa o suportam. Só que para trazer os dados e
mantê-los, acredito que vc terá que fazer algum malabarismo, como por exemplo
criar um array para reproduzir a estrutura que teve no banco ou tratar o array
como um BLOB, apesar que o livro diz que um array não é um blob, mas tem
algumas características de armazenamento similares.

Talvez essa minha resposta seja vaga e um pouco confusa, o melhor seria postar
essa dúvida tb em algum fórum voltado ao FB.

Atte,
Ricardo.

Evaldo <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:                             Olá a todos,
 Estou tendo que trabalhar com o tipo array no firebird, só que não sei nada
sobre.
 No caso vou utilizar uma matriz de Time[ 1 , 7 ] e gostaria de tirar algumas
duvidas:

 * È seguro trabalhar com array?
 * Porque é tão pouco utilizado?
 * Quais componentes do delphi o suportam?

 Grato a quem tiver a disponibilidade de responder.
 --
 Atenciosamente:
  Evaldo Avelar Marques

 http://br.mail.yahoo.com/