Olá lista,

Sou programador delphi desde a versão 2 e uma das coisa que eu usava muito
era o tal dos datamodules. Utilizava tanto para datasets como também para
armazenar resources compartilhados como imagelists, skins e outras coisas.
Mas da versão 5 para cá a coisa foi ficando preta. No delphi 7 eu tinha
sempre q ter o datamodule aberto na IDE para usar em designtime os
componentes contidos nele. Isso era um saco pois toda vez eu tinha q abrir o
datamodule para trabalhar com seus recursos. Outro ponto que também era
massante é qdo usado em algum gerenciador de versão, a cada checkout
tinhamos que fechar o projeto e abrir novamente pois o READONLY não era
mudado pq o delphi deixa uma instancia dele em memória readonly. Agora no
delphi 2007 existe um bug ainda mais chato e que decidi banir o uso de
datamodules de minhas aplicações pois não acredito que esse problema será
sanado pois vem desde a versão 7, persiste na versão 2007 e tem alguns
relatos no code-central mas parece que o pessoal não consegue reproduzir.
Tem um report meu lá (59001) com um exemplo e passo a passo mas ainda nada.
O problema consiste que na versão 2007 nem abrindo o datamodule resolve o
problema. Resolve sim de imediato mas depois de um certo tempo de
desenvolvimento a IDE fica maluca e vc tem que alternar entre visualizar o
código e o form do datamodule para as coisas normalizarem. Fica ai a dica
sobre o não uso pois vc com certeza ficará nervoso com os procedimentos para
poder contornar o problema dos links internos do delphi. Quem tiver
alternativas, dicas ou até mesmo uma solução para este problema é muito bem
vindo pois não queria ter q colocar em todos os formulários os imagelists e
outros componentes aumentando assim o tamanho do exe.

Sergio Uetanabaro

Checked by AVG.
19:15