Imaginando que vc quer executar uma query de tempos em  tempos dentro da
Thread, vc pode fazer o seguinte :

1. No seu projeto no delphi, crie uma nova classe :  File ->New -> Other ->
New -> Thread Object
Você terá um esqueleto de uma classe que herda de TThread, e será portanto,
a sua Thread.

2. No método Execute , implemente algo assim :

 while not Terminated do begin
  // Escreva aqui o código p/ executar a sua query
  Sleep(tempo_mili_segundos); // espera um tempo até a próxima execução
 end;

Ao usar a classe no projeto, vc pode ter o controle da execução através dos
métodos Resume, Suspend e Terminate.