isso só da pra fazer se vc estiver capturando wav puro, caso esteja capturando
em mp3 ou outro formato, tem que converter para wav e fazer os calculos pra
formar o seu gauge ou seja "VU"....
vai ter que aprender sobre dB, cada 3 dB o volume do audio dobra, então vamos
lá...
wav 44.1Khz 16bits stereo...  cada segundo vai ter exatamente 44.100 x 2 x 2 =
176.400 bytes por segundo......
sendo  4 bytes 1 sample sendo 2 bytes left, 2 bytes right, ai é só saber quanto
é o seu buffer de captura, normalmente 1/10 para fazer um vu de 10x por
segundo... ta bom...
então no seu samples de 1/10 segundo, vc vai pegar os 2 primeiros bytes para o
lado esquerdo e os dois segundos para o lado direito e assim sussecivamente,
até o ultimo e ver qual é o maior valor e calcular a porcentagem... valores em
HEX :::
0xFFFFFFFF = 1 sample e este valor ta estourando vai distorcer o som,
0x00000000 = 1 sample o trem ta mudo,
sendo
0xFFFF para left
0xFFFF para right
0 - 655535 = 0 - 100%
, procura no google que vai achar muiiiiiiiiiiiiita coisa hoje, na época q
precisei num encontrei quase nada, principalmente em delphi, tinha algumas em
C, C++, mas na hora da conversão por falta de um conhecimento maior na
linguagem quase sempre num dava certo........... heheheh
uma dica: vai em:  http://www.neurophys.wisc.edu/auditory/riff-format.txt

agora se for MP3, boa sorte eu desisti... rsrsrsrsrs

[]s

Luiz Escobar