Usei o IBQery assim pra fazer uma pesquisa e apontar no DBDGrid:

IBQuery1.close;
      IBQuery1.SQL.Text:='select * from cad_v where nomev like :nome
ORDER BY cod_v';
      IBQuery1.ParamByName('nome').AsString:=edtbusca.text+'%';
IBQuery1.Open;

Mas não tá acontecendo nada.. Não da erro mas tbm não pesquisa.
Tenho que colocar algo em algum outro lugar??

Att.
Maycon Sanches Amaro