No meu link de downloads gratuitos(http://cc.codegear.com/author/795118) o
primeiro exemplo está todo implementado com ClientDataSet, está bem simples,
mas bem completo no que diz respeito a recursos, funcionalidades e situações do
dia a dia.

No mesmo link tem uma apostila básica de DBExpress com ClientDataSet
Client/Server que pode ajudar também como base, está bem passo  a passo mas bem
básica, ela apenas mostra os fundamentos mais simples, não entra em questões de
performanc e configuracões avançadas como está implementado no exemplo e na
edição corrente da Active Delphi e se seguirá por mais duas edições em
continuação do primeiro artigo mostrando os recursos do ClientDataSet,
DataSetProvider e DBExpress 4.

Abs

BL