Precisa controlar. Como está usando o componente?
DBExpress?

Se for DBExpress, receita de bolo, precisa fazer o seguinte:

procedure TForm1......
var
  Trans : TTransactionDesc;
begin
  Trans.TransationID := 1;
  Trans.IsolationLevel := xilREADCOMMITTED;
  try
    SqlConnection.StartTransation(Trans):
    //comandos de gravação
    SqlConnection.Commit(Trans):
  except
    SqlConnection.RollBack(Trans):
  end;
end;

Dá uma olhada nesse link, tem uma discussão enorme sobre isso que dá pra
aprender e entender bastante coisa.
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=75031&postdays=0&postorder=asc&start=30&sid=002f1248ced44cd1c792b6f25d78c5c9

Abs

Adriano Santos