so fiz o que foi dito..
colocoque um applyupdates no afterpost do componente so isso.
coloquei tambem outras coisas que nao vem ao caso pois sao especificas das
minhas necessidades e nao afetam no ocorrido pois nao tem vinculo nenhum com
post nem apply. sao rotinas pra validae se foi passado usuario e empresa,
essas coisas. o sistema vem funcionando a um ano nesse cliente é a 3 anos em
outros estabelecimentos.
t+