  From: Claudiney Cogo
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, April 23, 2008 8:32 AM
  Subject: [delphi-br] Webservice NFe

  Boa dia a todos.

  Sobre NFe. Acredito existir mais pessoas no mesmo caso meu.

  Consegui bastante material a respeito do funcionamento, mas nenhum exemplo
prático de acesso a webservices, especialmente da SEFAZ. Lendo bastante aprendi
muita coisa sobre xml e webservice, assunto até então desconhecido pra mim. Fiz
a certificação digital e parti ao acesso no webservice da SEFAZ. Quando acesso
o link
https://www.sefazvirtual.fazenda.gov.br/nfeconsulta/nfeconsulta.asmx?WSDL por
exemplo, ele me retorna o arquivo WSDL no browser. A dúvida é quando tento
utilizar esse endereço no Delphi. Tanto pelo WSDL Importer quando no componente
HTTPRIO eu recebo a mesma mensagem de retorno:

  Unable to load WSDL File/Location:
  https://www.sefazvirtual.fazenda.gov.br/nfeconsulta/nfeconsulta.asmx?WSDL.
Error [Empty document].

  Gostaria de uma dica de quem já passou dessa fase utilizando delphi. O que
seria esse erro? Pelo que entendi preciso ter acesso ao WSDL para ter a
definição das funções do webservice e poder utilizá-lo. Ou nesse caso a forma
de funcionamento é outra? Não entendi o que seria isso, pois o funcionamento de
webservices a princípio é simples, tanto que criei alguns de exemplo que rodei
nos servidores aqui da empresa. Acessei os WSDL deles com as descrições
corretas e importei para o Delphi, podendo utilizar as classes e interfaces
criadas sem problema. Mas nesse caso não retorna nada. Já cheguei a desconfiar
até da minha certificação, mas ele pede o certificado no momento do acesso e
não dá erro de certificado inválido. É uma certificação e-CNPJ A1.

  Obrigado antecipadamente.

  Abraços.
  Claudiney Cogo
  N2 Sistemas e Soluções em Informática
  Av. São Paulo, 172 - 15º Andar - Sala 1505
  Maringá - Paraná
  www.n2solutions.com.br
  www.studion2.com.br

  __________ Informação do NOD32 IMON 3039 (20080418) __________