Estou fazendo um sistema, mas só com MySql, no servidor estou criando
tabelas e tabelas de log, na tabela de log incluo campo que marca o tipo de
operação(inserir, alterar, excluir), então via cliente  gravo nas duas
tabelas do servidor, sendo que na tabela de log marco qual a operação que
foi efetuada. Depois vou fazer uma aplicação que irá rodar só no servidor,
lendo a tabela de log e gravando os dados que interresam para outros
servidores, outra máquina em qquer ip na rede interna ou externa, marcando
na tabela de log se o registro já foi atualizado no servidr a, b ou c ou +.
por ex. um campo nas tabelas log 'servidor_a' com valor padrão zero, e
quando a aplicação lê a tabela de log e envia para o servidor a, marca o
campo servidor_a com valor 1, e filtro na hora de enviar para o servidor a o
campo 'servidor_a' com valor zero.
o tempo de disparo dessa atualização vou definir com um TTimer.
Estou fazendo isso, porque não tenho o domínio de replicação do MySql, pois
acredito que isso tudo possa ser feito com replicação, mas como meus testes
de replicação ainda não deram resultados consistentes, e ainda estou sem
tempo de fazer um curso dba MySql, e moro longe dos grandes centros(interior
do paraná), vou adotar esse procedimento meio "Grosseiro", que testei mas
funciona e qquer problema sei como resolver dentro desse "jeitinho" que
elaborei.

Também aceito idéias para meu projeto.