vamos analizar com calma..
o XML resolve totalmente meu problema de manter os dados off line.. ate ai
OK.
o GUID resolveria tudo no sentido de conflito de chaves.. isso seria otimo.
entao pensei.. posso converter meus campos de ID para string..
mantendo o que ja tem neles e nos codigos novos usar o GUID.
isso resolveria tudo.

entao o que eu devo fazer..
1) fazer um backup do meu banco, para caso de algum erro..
2) exportar todas as estruturas e dados do meu banco em um arquivo txt.
3) mudar na estrutura todos os campos de Id e deixar ele como varchar.
4) na minha rotina de criação de chave (graças a deus é no sistema) que ja
uso a tempos fazer ela gerar um GUID.
5) testar durante mais ou menos uns 15 dias constantemente pra implementar
isso nos clientes.

dessa forma vejo que assim vou poder ate estender o sentido do off line. uma
vez que se for dessa forma meu pdv que trabalha off line do banco mais por
intermedio de arqivos txt com os dados em comando sql vai poder cadastrar
clientes e tudoo mais pois minha maior bronca era cadastro nos caixas off
line refletir no sistema (em rede) os dos clientes eu resolvi usando o CFP
como chave.. mas produtos e essas coisas eram broncas.. ja com essa ideia do
sistema usando GUID vou poder afetar todos os sistemas e deixar assim melhor
todos eles, nao so o de agronomia..

value ai..
t+

2008/5/6 Joao Morais <[EMAIL PROTECTED]>:

> É um número de 16 bytes, sim, o problema é você guardar um número desta
> magnitude em formato numérico. O campo dele terá 4 bytes se for integer,
> ou 8 se for bigint.
>
> --
> Joao Morais

Rafael jorge alves (Analista/desenvolvedor)

www.sistemafocus.com.br
sistema focus de gestão comercial e serviços em informatica.