Ola Walter!

Não estava me referindo a CG. Mas sim a Borland.
Eu não supus e nem disse que a CG estava falindo.

Já no segundo parágrafo, vc está totalmente certo. Infelizmente não é o que
acontece.

Acho que então que na região que trabalho tem vários ... e vários programadores
que não de prezam.

Se você já trabalhou em um ambiente de desenvolvimento ERP utilizando Delphi,

os desenvolvedores de negócio não precisam nem conhecer Delphi a fundo (e a
maioria não conhece)
quanto menos uma segunda ou terceira linguagem.

Além disso a maioria nem se interessa ou não tem tempo para aprender outra
linguagem.

Finalizando, eu não sou pessimista, eu sou realista.

Sou tão realista que to louco para ver um Delphi novo e sem bugs!