Tem algumas matérias e exemplos publicados sobre isso (Google,
activedelphi.com.br, clubedelphi.com.br, dn.codegear.com/br), e muita coisa no
help também. Em todo caso segue abaixo um código que pode ser usado no evento
onexception do aaplicationevents

ShowMessage('Mensagem de Erro' + E.Message);//Exemplo de trabalhar com mensagem
de erro
  {Application.ExeName;
  Application.MainForm;
  Application.ActiveFormHandle;

  //algumas informações que podem ser obtidas do application}

  //Sugestao de tratamento de erro de campo não preenchido e valores invalidos
  if Pos(UpperCase('must have a value'), UpperCase(E.Message)) <> 0 then
  begin
    Pos1:=Pos('''', E.Message);
    mensagem:=E.Message;
    Delete(mensagem, Pos1, 1);
    Pos2:=Pos('''', mensagem);
    mensagem:=copy(E.Message, Pos1 + 1, Pos2 - Pos1);
    mensagem := 'É obrigatório o preenchimento do campo '+ mensagem + '.';
    showmessage(mensagem);
  end
  if Pos(UpperCase('is not a valid float'), UpperCase(E.Message)) <> 0 then
[...]
    mensagem := 'O valor  '+ mensagem + ' não é válido.';
    showmessage(mensagem);
  end
  else if Pos(UpperCase('field value required'), UpperCase(E.Message)) <> 0 then
  begin
    Pos1     :=Pos('column ', E.Message) + 7;
    Pos2     :=Pos(',', E.Message);
    mensagem :=copy(E.Message, Pos1, Pos2 - Pos1);
    mensagem := 'Campo ' + mensagem + ' deve ser preenchido.';
    showmessage(mensagem);
  end

No meu link de downloads gratuitos praticamente todos os exemplos tem o objeto
Application events com alguns erros tratados deforma simples mas tem bastante
mensagens capturadas já.

HTTP://cc.codegear.com/author/795118

Abraços

BL