cria uma função pra retirar a mascara

function retirarMascara(str : string) : string;
var
  ct : integer;

begin
  result := '';
  for ct := 1 to Length(str) do
    if (str[ct] in ['0'..'9']) or (str[ct] in ['a'..'z']) or (str[ct] in
['A'..'Z']) then
      result := result + str[ct];
end;

e depois usa normalmente com o retorno da função
if length(retirarMascara('01/01/2008')) > X then

Abs
Daniel A. Bastos