Bom, meu entendimento em Banco de Dados é quase nulo, mas procurando na
internet vi que muita gente tá tendo problemas relacionado ao windows 2000:

http://www.mail-archive.com/delphi-br@yahoogrupos.com.br/msg21288.html
http://info.abril.com.br/forum/forum.php?topico=102213 (neste, uma
pessoa disse que resolveu colocando outra versão do DBExpress)
http://delphi.newswhat.com/geoxml/forumhistorythread?groupname=borland.public.delphi.database.dbexpress&[EMAIL
 PROTECTED]

não sei se nestes links são relativos ao seu problema, mas que são com
relação ao windows 2000, estes são.... (desculpe se estou errado)

Blz.