Olá, bom dia...

Bem, analisando o Lazarus como ferramenta de uso contínuo, ele tem algumas
carências. Exemplo: não dá suporte à aplicações MDI. Dependendo do escopo do
seu projeto, isso pode ser uma graaaaaaaaande barreira na adoção da ferramenta.
Nada que um pouco de trabalho no próprio Lazarus não resolva, afinal, ele tem
seu fonte aberto e a equipe de desenvolvimento aceita a colaboração de qualquer
pessoa disposta a ajudar.

Agora, analisando como usuário, eu aposto muito na ferramenta. Tenho projetos
multiplataforma desenvolvidos no Lazarus. Essa ferramenta tem evoluído muito e
há setores da comunidade software livre que também apostam nele, como a equipe
responsável pela Zeoslib. O fato de termos um compilador cross-plataform, o
FPC, presente no ambiente de desenvolvimento, nos permite desenvolver o código
apenas uma vez e compilá-lo para vária plataformas, incluindo i386, x86_64,
Sparc, etc em vários ambientes (Linux, Windows, Mac...) em um computador i386
rodando Windows. Isso nos traz a vantagem de criar um ambiente único de
desnvolvimento, limitando a variação de plataformas apenas para o ambiente de
testes.

Com relação à confiabilidade, depende da magnetude do seu projeto e da maneira
como está estruturado. Tenho 2 projetos funcionando a todo vapor utilizando o
Lazarus. Para isso, minimizei o processamento na aplicação e atribuí esta
funcionalidade ao banco de dados. Com isso, minhas aplicações funcionam de
forma mais estável, mesmo em plataformas win32 como o Windows 98 (sim, ainda
tenho clientes com esta tecnologia) como em Linux. Ah, e um ponto positivo em
relação ao Lazarus quando comparado com o Kylix é que não é necessária a
redistribuição de nenhuma biblioteca adicional, a menos que você as utilize.

O balanço final fica por sua conta. Sou suspeito para opinar, pois estou muito
envolvido no mundo do software livre, mas, a título de experiência, instale a
ferramenta e desenvolva algumas pequenas aplicações. Garanto que o resultado
final será satisfatório.

[]'s

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753
Powered by Slackware Linux 12.0
Kernel 2.6.21.5-custom