Olá Felipe, pela minha experiência, depende do cliente, tem clientes que sonha
com um sistema para toda a empresa, mas quando colocamos o custo maquina, custo
software (no caso o banco de dados), etc e tal, o cliente pensa melhor e
prefere colocar um simples sistema de estoque ou até mesmo não faz nada e adia
o sistema para o "orçamento" de 2009 :-)
Bom, o que eu quero dizer é que, se o cliente realmente vai fazer algo ele já
tem um % do faturamento dele disponível para isso e claro ele vai sempre chorar
e verificar com outras empresa ou free e etc e tal. Então eu aconselho analisar
as prioridades do cliente, depois vai descendo para os níveis mais baixo, um
sistema desse leva muito tempo para fazer (caso você não tenha nada pronto) e
demanda (no caso de começar do zero) muito, eu disse muito estudo de caso junto
com o cliente e pessoas envolvidas. Resumindo: Junte horas do projeto que
realmente o cliente quer desenvolver + a sua hora com um bom desconto já que
vai desenvolver um sistema desse porte e que vai ficar muito tempo com o
cliente, faça uma media, jogue a gordura no caso dele chorar e mande o
orçamento, mas caso ele ache muito caro, faça como o meu comercial diz:
"Negocie sempre, pois um simples sistema de estoque hoje pode gerar um ERP no
futuro..."

Abraços,

André Ferreira
Analista de Negocios.