André Gustavo Meister wrote:
> Pessoal criei um form modelo para minhas aplicações, nela tenho uma procedure
> que verifica o estado das tabelas se em edição ou não para habilitar e
> desabilitar os controles. O codigo dos botoes como inserir e editar tambem
> pego por herança. A minha duvida é a seguinte : em um form descendente
> preciso de um botão a mais que necessecita ser habilitado ou desabilitado
> pela procedure que falei acima. Como faço isso. tentei declarar a procedure
> como override e nao deu.

Só um esboço, ok?

no form padrão, crie na área protected:

protected
   procedure SetarBotao(Habilita: Boolean); virtual;

procedure TFormPadrao.SetarBotao(Habilita: Boolean);
begin
end;

quando precisar setar:

procedure TFormPadrao.AlgumMetodo;
begin
   SetarBotao(True);
end;

e no form que tem o botão:

protected
   procedure SetarBotao(Habilita: Boolean); override;

procedure TFormConcreto.SetarBotao(Habilita: Boolean);
begin
   inherited;
   Botao.Enabled := Habilita;
end;