Valeu pela ajuda

  ----- Original Message -----
  From: Fellipe Henrique
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Saturday, August 16, 2008 8:33 AM
  Subject: Re: [delphi-br] Fw: Firebird, qual componente usar?

  Pela minha experiência:

  IBO - ótimo componente, porém para usar seu poder total tem que usar o seu
  estilo de programação, que não descende de TDataSet, ou seja, não há como
  usar componentes de terceiros que usem isso, claro que já tem componentes
  que fazem a ligação dos componentes, mas são poucos, e usar o sistema de
  dataSet do IBO é perder funcionalidade.

  DBExpress - Nativo NÃO funciona com Firebird, se você utiliza muita coisa do
  Firebird, ele dá muito pau, então sobre você comprar um Driver para ele de
  terceiro, que por questão normal, é o preço de um componente nativo para
  Firebird, não vejo o porque. Claro que só se você pretende mudar de banco de
  dados, se não parte pra componente nativo, que é mais rápido e milhões de
  vezes melhor que DBX.

  IBX - Não usar! Não é compatível com as novas versões do Firebird.

  FibPlus - Não é gratuito, mas é ótimo, e totalmente compativel com qualquer
  versão do Firebird e Interbase. O bom dele, é que é parecido com IBX, e
  separa as transações normais (visualização) e as de updates, dando a
  impressão depois do commit, que você está dando somente o Post, ou seja, o
  registro continua no DataSet.

  IBDAC - Não é grauito, é muito bom e mais rápido que o FibPlus, tem todas as
  funcionalidades do FibPlus, e mais algumas, como um sistema de Debug, que
  você pode visualizar os SQLs que vão para o banco. RECOMENDO!

  Bom, é isso, espero ter ajudo.

  []s

  Fellipe Henrique
  http://tecfree.wordpress.com/