Pelo pouco que sei, me corrijam se eu estiver errado, a classe TPersistent é a
responsável pelos métodos que fazem persistir os dados configurados nos
componentes visuais que você utiliza em seu form. Por exemplo, você usa um
TEdit no seu form e configura o nome dele para edtTexto. Quando você fecha o
Delphi e abre de novo o projeto a configuração que você fez estará lá. Quem faz
issso é a classe TPersistent. Ela está hierárquicamente acima das classes que
criam os componentes visuais. Um TEdit por exemplo, a sequência da herança é a
seguinte:

TObject -> TPersistent -> TComponent -> TControl -> TWinControl ->
StdCtrls.TCustomEdit -> StdCtrls.TEdit

Como se vê, a TPersistent é a classe seguinte a TObject, que é a classe pai de
todas as outras.

Corrijam-me se eu estiver errado, ou acrescentem o que faltou.

Abraço

Claudiney Cogo
N2 Sistemas e Soluções em Informática
Av. São Paulo, 172 - 15º Andar - Sala 1505
Fone/Fax: (44) 3029-6053 - Maringá - Paraná
www.n2solutions.com.br
nfe.n2solutions.com.br
www.studion2.com.br