Silvio, na boa, o número de perguntas é o menos importante. O que mais importa
é a qualidade delas. Responder sempre é bom, pois é muito bom poder ajudar.
Então, que venham as perguntas!

Faça o seguinte teste: comente as variáveis sem uso e recompile o pacote. Menos
alguns Warnings. Se o compenete funcionar da mesma forma que antes, remova as
variáveis comentadas e boa. Quanto às diretivas de compilação, elas apenas
interagem com o desenvolvedor e não influenciam no código em si. Pode usá-las
tranqüilamente. Mas, como diziam os comerciais de cerveja, "aprecie com
moderação"...

Com relação ao protocolo, dê uma olhada no Change Log/Release Notes do FB 2.1 e
veja se vc vai usar algum dos recursos implementados. Se vc for ficar apenas
nas instruções DDL ou usar SPs, não há qualquer problema.

Fiz o seguinte teste com ele: me conectei com a minhas bases Oracle, Postgres e
MySQL e carreguei minha base de CEP's (385.000 registros) em 3 threads
simultaneamente. Tudo via Zeos. Joguei a 1ª com INSERT no FB sem thread e foi
tudo bem. Fiz o segundo teste com o UPDATE numa thread de prioridade normal e
foi tudo bem novamente. No terceiro teste, fiz um delete da tabela de CEP's no
FB e reinseri tudo por uma thread com prioridade máxima (ptTimeCritical) e ele
nem suou! Nos meus testes ele se mostrou estável e seguro, sem gerar nenhuma
inconsistência ou instabilidade. Concluí, então, que ia tudo bem com o Zeos.

E o mais importante: vc ter exposto as dúvidas aqui vai ajudar, e muito, o Omar
(o autor da thread) a se decidir. Mas não só ele vai se beneficiar, pode ter
certeza.

[]'s

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753