Olá, galera...

Seguinte: o problema é cascudo!

Em uma determinada aplicação desenvolvida em Delphi3 tenho objetos
TStoredProc e TQuery manipulando informações no BD (Oracle 10g
Enterprise) via Oracle Client 9.0. Até aí, tudo bem. A aplicação é
legada e NÃO há como migrá-la para uma versão mais atual do Delphi sem
impactar em nosso cronograma. Digo isso para que respostas como "muda
pro Delphi 2007" ou "usa o ODAC", as quais não ajudam em nada, não apareçam.

Voltando ao caso, em 'n' formulários tenho objetos TQuery e TStoredProc
instanciados e trabalhando normalmente. Porém, em certas situações, eles
teimam em causar problemas. Em certas máquinas, a execução de dois
métodos Close em dois componentes distintos (TQuery ou TStoredProc, isso
independe) simplesmente encerra a aplicação! Isso sem nenhuma mensagem
de exceção.

Debugando a aplicação, me deparei com uma mensagem *INFORMATIVA* de
violação de acesso! O texto da mensagem é este:

access violation at 0x4da2ed3d: read of address 0xffaaadcc
83 3A 00 74 63 E8 39 10 00 00 64 8B

Exatamente como aparece na caixa de mensagem. Após clicar em ok, a
aplicação é encerrada. Em uma consulta ao google, a pesquisa pelo código
de erro me retornou isto [1].

Alguém tem alguma idéia de como resolver (ou contornar, mesmo com POG)
este problema? Reitero: respostas como "muda pro Delphi 2007" ou "usa o
ODAC" não ajudam.

Dentre uma das tentativas, tentamos compilar a aplicação em Delphi7, mas
o problema persiste. Tenho a alternativa de usar o ODAC, mas, como já
disse, o impacto no nosso cronograma seria gigantesco, pois esta é a
maior de todas as nossas aplicações em produção.

Abraços e espero ter sido claro o suficiente (se não fui, me desculpem
e, por favor, me questionem)...

[1] -
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1G1GGLQ_PT-BRBR293&q=0x4da2ed3d&btnG=Pesquisar&meta=

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753